Sexta-feira Santa – 2 de abril de 2021

S. Lucas 24,35-48

Jesus ressuscitou verdadeiramente, ou a ressurreição é fruto da imaginação dos discípulos? Como é possível ter a certeza da ressurreição? Como encontrar Jesus ressuscitado? É a estas e a outras questões semelhantes que o Evangelho procura responder. Lucas diz-nos que nós, como os primeiros discípulos, temos de percorrer o nem sempre claro caminho da fé, até chegarmos à certeza da ressurreição. Não se chega lá através de deduções lógicas ou através de construções de carácter intelectual; mas chega-se ao encontro com o Senhor ressuscitado inserindo-nos nesse contexto em que Jesus Se revela, no encontro comunitário, no diálogo com os outros que partilham a mesma fé, na escuta comunitária da Palavra de Deus, no amor partilhado em gestos de fraternidade e de serviço. É nesse “caminho” que vamos encontrando Cristo vivo, atuante, presente na nossa vida e na vida do mundo.

É que Cristo continua presente no meio da sua comunidade em marcha pela história. Quando a comunidade se reúne para escutar a Palavra, Ele está presente e explica aos seus discípulos o sentido das Escrituras. Não sentimos, tantas vezes, a presença de Cristo a indicar-nos caminhos de vida nova e a encher o nosso coração de esperança quando lemos e meditamos a Palavra de Deus, quando estamos reunidos na sua presença, quando em comunidade, debatemos ideias diferentes que encontram um caminho comum? Não sentimos o coração cheio de paz, a paz que Jesus ressuscitado oferece aos seus, quando escutamos e acolhemos as propostas de Deus na boca de outros, quando procuramos conduzir a nossa vida de acordo com o plano que Deus traçou e que nós, de uma forma ou de outra, vamos caminhando segundo a sua vontade, ainda que não saibamos que o estamos a fazer?

A nossa missão não será a de eliminar da vida dos homens tudo aquilo que é “o pecado”, o egoísmo, o orgulho, o ódio, o despotismo, a violência e propor aos homens uma dinâmica de vida nova?