A nossa capa – novembro 2021

Como Igreja Católica – parte da Tradição que nos vem desde a Igreja Primitiva – a Igreja Lusitana celebra a Festa de Todos-os-Santos no dia 1 de Novembro. A origem desta festa vem desde o costume da Igreja do século I, de celebrar a eucaristia ao redor das sepulturas dos mártires. Na Igreja do Ocidente, a celebração anual de “todos os mártires e Todos os Santos e de nossa Senhora” que se realizava a 13 de Maio, desde o século VII, mudou-se para o 1o de Novembro no tempo do Papa Gregório III (731-41). Mais tarde, em 835 a festa passou a ter o nome Todos-os-Santos.

Quanto à comemoração dos Fiéis Defuntos começou pela prática de lembrar os cristãos falecidos nos aniversários das suas mortes celebrando a eucaristia na esperança de que eles, como os grandes mártires e confessores, partilhariam da vida de Cristo ressurrecto.