HOMENAGEM AO BISPO DOM FERNANDO SOARES NA IGREJA DO PRADO

O Clero da Igreja Lusitana decidiu homenagear o Bispo Dom Fernando Soares pelo facto de o Bispo Emérito deixar de fazer parte da escala habitual de celebrantes.

A decisão do Bispo Fernando tem por motivo a dedicação a outra missão que o próprio interpretou como sendo a vontade de Deus.

Essa missão é a de acompanhar a sua Esposa, nossa Querida Amiga Dona Maria José, que precisa da companhia do seu Marido quase em permanência e necessita das nossas orações.

O esforço pedido ao Bispo Dom Fernando que, com a ajuda de Deus, vai ser cumprido com êxito é, assim, uma verdadeira Missão.

O Culto do dia 1 de novembro foi muito intenso, foi bonito, foi presenciado por elementos de várias Paróquias e teve diversos momentos particularmente interessantes.

A entrega das prendas, nomeadamente o quadro em nome do Clero e os bilhetes para dois Concertos da Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música, que o Bispo Fernando e a Esposa eram frequentadores assíduos, foi um desses momentos.

A alocução do Bispo Dom Jorge que enunciou o sentimento de gratidão e de esperança na disponibilidade (já confirmada pelo próprio) de o Bispo Dom Fernando continuar a celebrar Cultos de forma esporádica, foi outro momento importante.

Ainda que seja de apreciação subjectiva, o momento mais interessante terá sido o da homilia do Bispo Dom Fernando que com a sua habitual facilidade comunicacional, a sua capacidade intelectual e o seu prazer em falar de tudo o que se relaciona com Deus, cativou a atenção dos presentes.

E não deixou de nos fazer pensar quando deu a sua opinião sobre as Bem-Aventuranças, opinião essa que não sendo partilhada por todos, mais riqueza e dignidade coloca na abordagem destes assuntos.

Ficamos à sua espera quando lhe for possível celebrar um ou outro Culto.

Muito obrigado, Senhor Bispo Dom Fernando da Luz Soares.

José Henrqieu Fernandes